sexta-feira, 20 de abril de 2012

NO DIA-A-DIA...




Na jornada do dia-a-dia, podemos nos deparar com diversas situações, onde a mínima atitude reflete em quem está próximo a nós. E dependendo de tal situação, podemos constatar se houve um acontecimento favorável ou não, no que diz respeito as partes envolvidas. Há quem diga, que o ser humano pode ser fruto ou produto do meio em que vive. Acredito que, o meio pode influenciar concerteza em toda ou parte da construção do ser humano, dando-lhes ferramentas para que este tenha uma boa conduta ou não. Entretanto, um dos fatores determinantes é a ESCOLHA que este realiza na decisão à ser tomada.
Tentar se colocar no lugar do outro é um grande desafio neste tempo pós-moderno, pois as exigências crescem absurdamente a cada dia. O homem quer mais, e cada vez mais exige do outro, muitas vezes RESULTADOS que o mesmo não dispõe naquele momento, devido a fatores contextuais da situação em que vive.
Seja no âmbito profissional, educacional, familiar, os RESULTADOS são interpretados como INDICADORES determinantes sobre a sua capacidade como indivíduo.
Se for um resultado positivo, parabéns! Se for abaixo da exigência, pode refletir numa situção de conflito, em que todas as partes envolvidas saem perdendo.
Penso que tentar se colocar no lugar do outro, pode ser uma atitude favorável para começar se establecer uma reflexão profunda, no que temos exigido do nosso colega de trabalho, nosso cônjuge, nosso familiar, e aos colegas e amigos mais próximos.
 Sabemos perfeitamente que o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais inseguro, competitivo, inflexível. Sabemos que o tempo se tornou pouco ao convivio familiar devido a tantas atividades que desenvolvemos, ao ponto de não podermos nem almoçar ou jantar com estes, quanto mais aos amigos ou colegas... Pergunta para um aluno que esta se preparando para o vestibular se ele tem tempo?
No livro de Mateus cap.7, v12, há uma narrativa em que o autor relata uma das afirmações de Jesus: " Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles...".
O conceito é muito simples, mas profundo quando aplicado:
Aquilo que eu quero pra mim, eu vou proporcionar ao meu próximo!
Um conceito estabelecido há mais de 2.000 anos, e que hoje torna-se vital para a boa sobrevivência humana, pois existe muitos modos de sobreviver.
Se colocar no lugar do outro é o grande DESAFIO, e para isto, precisamos está disposto a OUVIR o que o outro tem a dizer. E quando este outro está DOENTE, onde sua fragilidade esta exposta, esta NECESSIDADE precisa ser mais presente.
No dia-a-dia ouvimos muitas histórias de vidas, algumas tristes outras alegres, todas reais.
Somos pressionados pelo sistema em que vivemos, e isto é um fato.
Mas creio que temos esta capacidade de se colocar no lugar do outro, e refletir sobre que tipo de RESULTADO eu quero do meu próximo.
Será que o resultado que quero do meu próximo está compatível com os recursos que disponibilizo?
Como eu tenho agido em meu lar? Tenho aproveitado a minha família? Tenho proporcionado momentos bons para quem eu amo? Tenho dado o que quero receber?
Está aí esta reflexão sobre o nosso dia-a-dia.
Pense, reflita, no tipo de exigência que tem imposto para aqueles que te cercam.
E chegue a sua conclusão.
Será que tenho dado o que sempre quero ter?

Cristiano Vinicius Barbosa
ENFERMEIRO
GRADUANDO CURSO TEOLOGIA
FACULDADE TEOLOGICA BATISTA SÃO PAULO

Referência Bibliográfica: Bíblia Shedd. Editora Vida Nova, São Paulo, 2008.