sábado, 17 de setembro de 2011

ALCOOLISMO

Quem nunca conheceu uma pessoa com este problema, ou teve um familiar próximo ou distante com esta doença? Quem nunca perdeu um amigo ou familiar vítima deste mal? A responsabilidade é de todos nós!

O QUE É?

É um conjunto de disfunções biológicas, psicológicas e sociais relacionadas ao uso persistente, excessivo e incontrolável de bebidas alcoólicas (etanol) com uma certa tolerância aos seus efeitos, que leva ao uso de doses progressivamente maiores e sinais de abstinência com interrupção do seu consumo. No Brasil o abuso do álcool e o alcoolismo são a terceira causa de morte e está relacionada com a produção e consumo anual de 7 bilhões de litros de cerveja e 5 bilhões de litros de aguardente de cana (cachaça). Atingindo toda a faixa etária humana, ou seja, desde a criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, independente do sexo, raça, credo, posição social financeira.

QUANDO SUSPEITAR?

Inicia-se através de inocentes festas, comemorações, influencias de “amigos”, ou mesmo pela aceitação a um grupo social a que pertença. O alcoolismo se torna típico quando a busca da bebida na vida diária se torna freqüente, recorrente e depois, seqüencialmente, perseverante, descontrolada, compulsiva e desesperada quando surgem sintomas de abstinência durante períodos prolongados sem beber.

SINAIS E SINTOMAS

Ansiedade, depressão, dor de cabeça, falta de ar, gastrite, disfunção sexual, insônia, feridas sem uma razão verdadeira, aumento da língua, pressão alta, diarréia, demência, barriga inchada, pele amarelada, hemorragias pela boca ou pelo o ânus, aumento do baço e fígado, amnésia alcoólica.

CAUSAS ASSOCIADAS

Problemas financeiros, problemas com a justiça, problemas familiares, posição perigosa após dirigir alcoolizado, separações, divórcios, envolvimento com brigas sem uma causa coerente, perda de familiares ou amigos, depressão.

TRATAMENTO

- Medicamentoso.

- Suporte familiar.

- Tratamento sob internação.

COMO AJUDAR?

1. A pessoa que tem este problema precisa aceitar e pedir ajuda a família e ao profissional de saúde.

2. A família precisa entender que o Alcoolismo é uma doença, e que tem tratamento e cura através de acompanhamento medico continuo.

3. A família precisa entender que não é tão fácil que seu parente ou amigo deixe de beber, é preciso acreditar e ter persistência, e nunca desisti.

4. A família precisa ajudar ao paciente aceitar que é um alcoólico e que precisa de ajuda profissional.

5. O preconceito precisa ser vencido para que tanto o paciente como a família possa se preparar para combater este mal.

6. A pessoa e a família precisa ter um Suporte Emocional através de Psicólogos ou Medico especialista a fim de manter um apoio satisfatório.

7. É necessário que o tratamento medico medicamentoso seja seguido rigorosamente.

8. Deve-se procurar ajuda a organizações especializadas como Alcoólicos Anônimos, ONGs, órgãos públicos de saúde.

Os casos são individualizados, por isto, se faz necessário procurar a Unidade Básica de Saúde próxima da sua casa, e pedir ajuda ao ENFERMEIRO ou MÉDICO.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Pedroso, E. R.P; Oliveira, R. G. Blackbook – Clínica Médica/ Belo Horizonte – MG, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário